fbpx

Programa de Premiação por Mérito


O Programa de Premiação por Mérito instituído pela Escola em 2009 premia, todos os anos, os estudantes que se destacam pelos desempenhos acadêmico e atitudinal, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Queremos, com o prêmio, estimular os jovens na busca pelos melhores resultados possíveis, com a expectativa de criar um círculo virtuoso, que leve o conjunto dos alunos a espelhar-se naqueles que obtêm essas conquistas. Além disso, queremos reforçar na Lourenço Castanho a cultura de valorização do conhecimento.

No Programa de Premiação por Mérito, os critérios acadêmicos levam em conta a média anual do aluno em cada componente curricular, bem como a sua média obtida nos simulados oferecidos pela escola (neste caso, a partir dos 9ºs anos do Fundamental). Já os critérios atitudinais consideram o histórico disciplinar do aluno e sua participação nas ofertas formativas ampliadas (as oficinas eletivas oferecidas do período da tarde).

Confira os critérios considerados no programa:

1. Critérios Acadêmicos (compreendem 80% da nota dos alunos):

  • Será considerado o desempenho global do aluno ao longo do ano letivo.
  • Será considerada a média anual de cada disciplina para o cálculo da média global.
  • As disciplinas serão consideradas com peso 1, exceto Português e Matemática, que terão peso 1,5.
  • A média anual dos simulados, para os alunos a partir dos 9ºs anos, será considerada com peso 1,0.

2. Critérios Atitudinais (compreendem 20% da nota dos alunos):

Serão considerados dois aspectos, que terão a seguinte forma de quantificação:

A – Ocorrências Disciplinares (10% da nota): todos os alunos começam com 10 pontos. Cada advertência significará a perda de 2 pontos. Cada suspensão significará a perda de 5 pontos.

B – Participação em atividades optativas oferecidas no período da tarde (10% da nota): ao longo do ano a Escola oferece as atividades do Projeto Social e as Ofertas Formativas Ampliadas (em diferentes áreas – Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas). Os alunos terão suas notas calculadas considerando-se a relação entre as atividades ofertadas e as atividades por eles cursadas, com frequência mínima de 75%.

3. Premiação:

A – Serão premiados os alunos classificados entre os 5 primeiros colocados de cada ano/série, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

B – Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio serão premiados com um vale compras de uma livraria, no valor de R$ 500,00. O prêmio será entregue, no primeiro dia de atividades letivas, somente para os alunos regularmente matriculados em 2020. Para os alunos da 3ª série do Ensino Médio a Escola oferecerá um presente a ser definido a cada ano.

C – Para os 5 primeiros colocados da 2ª série do Ensino Médio, além dos vale compras, a Escola pagará a inscrição em até 3 vestibulares de cursos escolhidos pelos alunos, desde que estejam entre os classificados com 5 estrelas pelo Guia do Estudante da Editora Abril.

D – Todos serão convidados a participar de uma cerimônia, oportunidade em que reuniremos os alunos homenageados, seus familiares e educadores para a entrega dos certificados da premiação.