fbpx

Assista à palestra com a Profa. Dra. Bianca Garcia

O ensino de línguas para crianças


No dia 12 de novembro realizamos, no auditório do Ensino Médio, a palestra “Quanto mais cedo melhor(?): o que responde a Lourenço Castanho”, ministrada pela Profa. Dra. Bianca Garcia.

A Profa. Bianca é formadora de professores na Faculdade SESI de Educação, Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela FFLCH-USP, com a pesquisa intitulada “Por Que Quanto Mais Cedo Melhor?: uma análise discursiva das justificativas neurológicas do ensino de inglês para crianças”, e Mestre pela mesma instituição. Estudiosa e entusiasta de jogos analógicos e digitais, produziu em 2005 a pesquisa “O poder divertido: o papel dos jogos em salas de aula de inglês como língua estrangeira”, participou do grupo de pesquisa do projeto UCA (Um Computador Por Aluno) do MEC trabalhou como consultora na escrita dos Direitos de Aprendizagem de Língua Inglesa da Rede Municipal de São Paulo (2016).

Nesse evento, tratamos de alguns discursos circulantes em nossa sociedade que influenciam o modo como compreendemos o ensino de línguas para crianças. Debatemos, em especial, o deslizamento dos sentidos entre a formação discursiva das neurociências e da educação. Também apresentamos como as práticas de ensino de línguas na Lourenço Castanho respondem a esses discursos: nossos princípios, nossa concepção de conteúdo e de que modo a formação de professores atende essas questões.

Confira a palestra no vídeo abaixo: