fbpx

Estudo de Campo com a comunidade escolar

Famílias, alunos, professores e direção visitam trilha da serra do Caminho do Mar e Museu do Café


No dia 02 de novembro, famílias, alunos, professores a direção da Lourenço realizaram um estudo de campo no parque estadual Serra do Mar, situado na divisa dos municípios de São Bernardo do Campo e Cubatão, e no museu do café no centro histórico de Santos.

No parque Estadual Serra do Mar, a caminhada, que tem aproximadamente 9km, é conhecida como antiga estrada velha de Santos e comporta oito monumentos históricos construídos em 1922, que marcam períodos da independência do Brasil. No percurso, todos ficaram impressionados com a vista privilegiada da planície litorânea, os mirantes construídos em pontos estratégicos para admirar a paisagem, o maior porto da América do Sul e toda a baixada santista.

A visitação foi acompanhada por uma monitora que conduziu o grupo com explicações históricas sobre cada ponto, sempre reforçando as questões de preservação ambiental.  A descida da Serra demorou por volta de 4 horas.

Na hora do almoço, todos comeram no restaurante Estrela de Ouro, em Santos. Um momento que oportunizou a maior interação entre as famílias e as crianças. 

A próxima parada aconteceu na Bolsa Oficial do Café. O professor de geografia, Leandro Martins, conduziu o grupo contextualizando os assuntos, explicou a história do café, dos vitrais, dos quadros expostos, incluindo três obras de Benedicto Calixto que contemplam a fundação da Vila e do Porto de Santos e todo o processo de urbanização da cidade.

Todos admiraram a nobre arquitetura e observaram os materiais usados na época de colheita do café, os quadros explicativos e objetos que representavam os escravos no Brasil. 

Arehy Silva, pai de Lourenço Metri Silva, do 7° ano B, contou que foi a primeira vez em que participou do estudo de campo e gostou do contato com a natureza e de ter conhecido os pontos turísticos. “Não foi uma caminhada fácil, mas a vista vale a pena. Do que mais gostei foi de ter aproveitado o dia com meu filho”, comentou.