fbpx

Visita à Unidade do Ensino Médio

Alunos do 2° ano realizam estudo de campo na unidade


Os alunos do 2° ano visitaram a Unidade do Ensino Médio com o propósito de realizar um estudo de campo sobre espaço, forma e sua função. A atividade teve início na própria unidade do Ensino Fundamental I, quando, em seus cadernos, os alunos descreveram hipóteses de como são as salas, as características das aulas, as atividades que são desenvolvidas no Ensino Médio.

O primeiro lugar que conheceram foi o Centro de Memória da Lourenço, fundado em 2014 no quinquagésimo aniversário da escola. O colaborador Junior, bibliotecário responsável por zelar pelos registros da escola, apresentou para as crianças o arquivo deslizante, onde é guardado todo o acervo histórico, mostrou cadernos de atividades que os alunos usavam antigamente, fotos desde a primeira unidade, as primeiras turmas e uniformes. Também contou para as crianças como cuidam dos materiais, fotos e livros para não se degradarem com o tempo.

As crianças assistiram também a depoimentos de funcionários mais antigos, observaram as mudanças do uniforme e a construção e melhoria do logotipo da Lourenço, com o objetivo de entender a história da escola.

Os alunos fizeram um tour pela unidade, conheceram as salas, os laboratórios, a biblioteca e fizeram comparações com o que tinham na unidade do Fundamental I. Instigados pelas educadoras, os alunos se questionavam sobre os espaços físicos do lugar, por meio das mobílias faziam hipóteses sobre a funcionalidade de cada sala.

A professora Daniele Fontenele comenta que um dos eixos de aprendizagem do 2° ano é estudar o passado como forma de compreender o presente e desde o início deste ano estão estudando esse tema no componente de ciências humanas. Uma das ideias iniciais é fazer com que os alunos identifiquem as mudanças da Escola ao longo desses 55 anos de história.

Para finalizar a atividade, os alunos entrevistaram estudantes do Ensino Médio e depois receberam a visita de Marília e, no dia seguinte de Sylvinha, duas das fundadoras da Escola. Todos fizeram uma roda de conversa e tiveram um momento para tirar suas dúvidas referentes ao início do processo de estruturação da instituição e ouvir um pouco sobre as suas experiências durante todos esses anos. ”Foi muito importante ver a interação das crianças e despertar a curiosidade sobre como tudo começou, todos estavam engajados e encantados com a Unidade do Ensino Médio” complementa Daniele.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *