fbpx

Alunos do 6º ano plantam horta orgânica vertical

Estudantes fazem campanha de conscientização contra o uso de agrotóxicos


Na manhã do dia 23 de outubro, os alunos do 6° ano A plantaram algumas hortaliças na horta vertical da Escola. Esse trabalho faz parte do componente de ciências, em que estão estudando sobre fontes alternativas de cultivo e, ao abordarem a temática, se depararam com a constatação de que há um uso excessivo de agrotóxicos nos alimentos.

Os estudantes analisaram o assunto como um grande impasse, já que os principais problemas do uso desses produtos químicos apontam para danos ao meio ambiente, como contaminação do solo, crescente taxa de mortalidade das abelhas, além de danos à saúde, como intoxicação.

Mobilizados por essas questões, os alunos envolveram-se em uma campanha contra o uso de agrotóxicos, que procura esclarecer dúvidas e conscientizar as pessoas dos riscos recorrentes, especialmente porque o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos.

A intervenção teve início na própria Escola, com o intuito de sensibilizar os demais alunos. As turmas criaram uma composteira utilizando lixo orgânico produzido na Escola para gerar o adubo na horta orgânica vertical em que estão trabalhando.

“Baseados na utilização demasiada de agrotóxicos no mundo, os alunos trouxeram isto para suas realidades, através da pergunta mobilizadora: “É possível cultivar sem agrotóxico?”, explica a professora Tatiana Mendes ao falar da importância do tema. Foi em resposta a essa pergunta que surgiu a ideia de criar uma horta orgânica na Unidade do Ensino Fundamental II.

Uma das ações que fazem parte da campanha de conscientização, os alunos criaram também uma conta no Instagram: @organic_project_

Os próprios alunos escolheram quais hortaliças plantar, principalmente os temperos utilizados na comida, como manjericão roxo, manjericão, salsinha e hortelã.