fbpx

Início das Ofertas Formativas Ampliadas

Começam as atividades eletivas do Fundamental II e do Ensino Médio.


No dia 19 de fevereiro, iniciaram as aulas das Ofertas Formativas Ampliadas (OFA) no Ensino Fundamental IINo dia 20, foi a vez dos alunos do Ensino Médio começaram suas atividades.

As aulas no Fundamental II se iniciaram com as oficinas Mundo Microscópico do 6º e 7º ano, Teatro do 8º ano e História em Quadrinhos do 8º e 9º ano.

Neste primeiro momento, as aulas serviram para apresentar o tema aos alunos e introduzir conteúdos básicos. “Esse primeiro encontro foi uma introdução para conhecerem o microscópio, entenderem um pouco sobre a oficina e sobre o que vamos discutir. Aos poucos, eles conhecerão melhor o universo microscópico e irão explora-lo, por meio de estudos, pesquisas e observações”, explica o professor da oficina, Fernando Nogueira. O aluno Donatello Vatanabe, 7ºB, comenta sobre o curso. “Escolhi porque gosto muito de Ciências, e o tema me despertou muita curiosidade. Não esperava que logo na primeira aula já fôssemos ver algo no microscópio”, diz.

Nas aulas de Teatro, o professor Ademir de Araújo propôs alguns desafios para ver como os alunos se comportavam em cena. Já na História em Quadrinhos, o monitor Lucas dos Santos realizou um bate-papo para saber se já conheciam alguns tipos de quadrinhos e apresentou alguns outros para introduzir o tema.

Ao todo, foram ofertadas 11 oficinas para as turmas do Fundamental II. Além das citadas acima, os alunos puderam optar por  Xadrez; Artes Visuais; Produção Musical; Scratch; Literatura – Contos de Fada; Mergulhando na Matemática; Núcleo de Projetos Sociais (NUPS); Robótica; Minecraft e Bandas e pesquisas musicais.

No primeiro dia de OFAs do Ensino Médio, os alunos tiveram produção musical com o professor Renato Epstein que pediu aos alunos que se apresentassem e contassem do que gostam e o que esperam das aulas.

“A música está presente na nossa vida o tempo todo, então precisamos entender por que nós produzimos música hoje em dia, como e quando produzir e quem é o nosso público-alvo”, afirma Renato sobre objetivo da oferta. Os alunos farão a linha de produção inteira, desde a criação até finalização, em que também trabalharão com o software Logic Pro X, um recurso de produção musical completo.

“Eu escolhi essa oferta porque ela mistura duas coisas de que eu gosto: a tecnologia e a música”, afirma o aluno Wesley Ferreira, da 2ª série.

Com o Ensino Médio, serão dez oficinas: Produção musical; Práticas de apresentação (expressão e comunicação); Mergulhando na matemática (olimpíadas); Teatro; Construção de materiais para ensino de Física; Um projeto do social e do espacial – NUPS e Grafitti; Sketch Book, Um olhar para a Cidade; Dança e cultura; Treinamento – futsal e Cinema: temas e linguagens.