fbpx

5º Congresso ICLOC Jovem

Alunos de instituições públicas e privadas apresentam projetos


No sábado, 19 de outubro, aconteceu a 5ª edição do Congresso ICLOC Jovem, evento promovido pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho e realizado em parceria com o Instituto Singularidades, em São Paulo.

O evento teve início às 8h e contou com a presença de estudantes de escolas públicas e privadas, alunos do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio, que participam com o propósito de apresentar projetos desenvolvidos em suas escolas.

Foram apresentados de 3 a 4 trabalhos por sala. A Lourenço Castanho apresentou 3 projetos: “Aplicativo VACINAPP”, “Projeto ciência em ação: Extinção de espécies- Arara Azul” e “Smart Guide: Um gadget para deficientes visuais com o arduido e o ESP32.”

O aluno Pedro Silva de Farias, do 8° ano, que participou da sessão 61, apresentou o projeto “Smart Guide: Um gadget para deficientes visuais com o Arduido e o ESP32”. O estudante comentou que é a segunda vez que participa do ICLOC Jovem. “É muito importante conhecer outros projetos, outras realidades que te ajudam a pensar e tentar aplicar alguns trabalhos na nossa escola. A proposta é interessante e não pode parar” complementa Pedro.       

Todos os grupos tiveram 20 minutos para apresentação. Na parte final da sessão, acontece uma roda de conversa com todos os presentes, entre eles os próprios alunos, pais, amigos, professores, para discutir os temas, tirar dúvidas e explicar o processo de desenvolvimento do trabalho.

As educadoras que participaram de algumas sessões explicaram a importância da aplicação dos projetos na sociedade,  e propuseram que se transformassem em campanha, incentivando os alunos a propagarem as ideias expostas nos trabalhos.

Uma das monitoras presentes comentou que o ICLOC Jovem é uma experiência enriquecedora, e aproveita este momento para aprender com os alunos.

O professor de Tecnologia Educacional da Lourenço, Rodrigo Lemonica, comentou que “as experiências destes jovens oportunizam a integração de várias matérias em um único projeto”.