fbpx

21ª Mostra Cultural

Evento reúne trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental II, Médio e EJA.


Confira a seguir um pouco sobre os trabalhos que serão apresentados pelos alunos na nossa 21ª Mostra Cultural:

Como eu me relaciono com os problemas do mundo?

Perceber-se como sujeito social, identificar os problemas que afetam o meio no qual se está inserido e ser protagonista na busca de soluções para esses problemas é o desafio que foi apresentado aos estudantes do 6º ano através do projeto de série que, integrando os diferentes componentes curriculares, buscou caminhos comuns entre as áreas na investigação de problemas contemporâneos.

Como nossas memórias são construídas?

O tema do projeto integrador do 7º ano, “Patrimônios” e “Heranças”, tem como objetivo oferecer aos alunos inúmeras oportunidades de investigação e reflexão sobre legados que, ao longo de cada trajetória individual, familiar e social, vão se constituindo em memórias significativas, que podem se tornar patrimônios importantes para todo o país.

Como conhecer o outro transforma o modo de me relacionar com o mundo?

A questão mobilizadora do 8º ano, nos acompanha em várias de nossas reflexões nos diferentes componentes ao longo do ano. Ainda que não possamos dar a ela uma resposta definitiva, cada aluno, em diferentes situações de aprendizagem, pôde vivenciar situações que envolvem contextos culturais diferentes do seu, problematizar, debater, e refletir sobre as fronteiras físicas, econômicas e culturais que permeiam nossa sociedade.

Em que medida sou produto do mundo e capaz de transformá-lo?

O projeto integrador de série dos 9ºs anos tem como tema central a “identidade”, conceito complexo, que permite diversas abordagens reflexivas, ao mesmo tempo pessoais e histórico-sociais.

Os trabalhos da 1ª série do Ensino Médio apresentam parte do percurso realizado pelos alunos na construção de significados para os saberes escolares propostos pelos componentes das várias áreas do conhecimento e solidificados nas saídas de campo para Tiradentes e São João del Rei, entre outras.

Nos cadernos de campo produzidos pelos alunos, é possível resgatar os registros e as narrativas que revelam a importância da experiência religiosa e cultural produzida na região para o entendimento do processo histórico brasileiro. Cada página é um convite ao leitor para conhecer um pouco as peculiaridades de cada lugar visitado.

Por outro lado, a 2ª série do Ensino Médio é um período em que os alunos aprofundam seu olhar em relação ao mundo e à realidade que os cerca. O encontro de significados para as experiências vividas torna-se instrumento importante para o estabelecimento de novas relações com o conhecimento e os diversos saberes que lhes são apresentados.

A proposição de trabalhos em formatos e mídias diversificados – a construção de protótipos, escritas autorais, experimentos em laboratório, apresentações em áudio e em vídeo, bem como o Projeto Científico – atrelados a temas atuais e que se articulam facilmente ao dia a dia busca estimular o uso de diferentes habilidades e mobilizar discussões contemporâneas que, ao encontrarem sentido na vivência dos alunos, implementam novas experiências e aprendizagens significativas.

Para além dos projetos das séries, a Mostra Cultural apresenta também:

  • Projetos do Laboratório de Criação;
  • Trabalhos desenvolvidos nas Ofertas Formativas Ampliadas: Minecraft; Introdução à robótica (Arduino e Scratch); Scratch; Arduino: experimentos e programação; Núcleo de Projetos Sociais; Bandas; Dança e Cultura;
  • English Experience – Vivencias Interculturais Ampliadas;
  • Projetos das Ciências da Natureza;
  • Concurso de Produção Textual;
  • Trabalhos desenvolvidos pelos alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos.

O evento se realizará no dia 26 de outubro, das 9 às 13 horas, na Unidade do Ensino Fundamental IIR. Bueno Brandão, 283Vila Nova Conceição.