fbpx

Mutirão 2019

Parceria NUPS e APLOC revitaliza espaços da Escola Mário de Andrade


Mais de 100 pessoas, entre pais, alunos, professores, funcionários e convidados, se reuniram para tornar possível o sonho das 552 crianças da Mário de Andrade. A parceria entre a Associação de Pais da Lourenço Castanho (APLOC) e o Núcleo de Projetos Sociais da Escola (NUPS) se deu a partir de um convite de Adriana Ungaretti, mãe da de aluno da nossa Escola e integrante da APLOC.

Através de uma outra ação social no início de 2019, Adriana conheceu a Instituição de Ensino, e chamou sua atenção a falta de “vida” nos espaços do colégio. “No mesmo dia eu liguei para o Stefano (Coordenador do NUPS) e apresentei para as mães da APLOC a ideia de revitalizar o espaço. Elas validaram a proposta em seguida e assim começamos a arrecadação, buscando envolver os alunos e pais da Lourenço”.

Durante todo o ano de 2019, foram arrecadados recursos para a revitalização. A rifa e a barraca de café da APLOC, na festa junina da Lourenço Castanho, tiveram seus fundos revertidos para a causa. Doações de brinquedos, livros e o material utilizado no espaço também contribuíram para a ação acontecer.

Famílias inteiras se reuniram na escola para a transformação, como é o caso de Sabrina Addison, mãe da aluna Isabela Baracchini, do Infantil 3 B. “Para mim, é de extrema importância envolver a Isabela desde pequena em uma ação como essa, porque acreditamos que esse espírito da Lourenço tem muito a ver com a nossa família. Promover a diversidade e ocuparmos espaços públicos é muito significativo para nós”.

A quadra poliesportiva foi redesenhada e colorida pelos mesmos profissionais que trabalharam na Lourenço Castanho. As paredes foram cobertas por desenhos feitos por artistas, como é o caso de Reinaldo Berto, que se voluntariou para a ação.

O artista plástico conta que não pensou duas vezes para se vincular ao projeto quando ficou sabendo da proposta, principalmente pelo significado que a arte pode ter na vida das crianças: “A arte tem o poder de mudar o mundo. É de extrema importância que ela esteja nesse espaço, porque a arte embeleza e vai inspirar os alunos a produzirem arte também em sala de aula”.

Os alunos da Lourenço Castanho também estavam engajados na transformação. Beatriz Dreyfuss, do 7° ano C, participou da pintura dos muros e na confecção de brinquedos. ”O principal motivo de eu estar aqui hoje é que a Escola Mário de Andrade não poderia promover essa mudança sem a nossa ajuda. E, além disso, será como um presente de dia das crianças para os alunos”.

Além de toda a revitalização do espaço, a APLOC está promovendo uma arrecadação online para a construção de um brinquedão que irá deixar o recreio das crianças ainda melhor.

“A ação com a Lourenço veio em uma ótima hora. Está sendo muito gratificante. Essa transformação é muito importante para as crianças porque será um espaço mais feliz e tranquilo para elas” disse Iolanda, diretora da Escola.

Esperamos que o novo ambiente promova bons momentos às crianças da Escola Mário de Andrade!

Clique para contribuir com a campanha!