fbpx

Alunos do Fundamental 1 conversam com escritora

Autora Penélope Martins é recebida pelos alunos dos 2ºs anos


Na terça-feira, 20 de agosto, os alunos dos segundos anos receberam Penélope Martins, autora do livro “Aventuras de Pinóquio”, para uma conversa sobre a obra e o processo de escrita. Essa parceria surgiu ano passado, quando os professores da unidade visitaram a editora Pulo do Gato, lugar em que a escritora trabalhava.

No segundo ano, as crianças começam a elaborar reescritas e, também, trabalham com poemas e sua estrutura. Pensando nisso, a coordenação decidiu adotar o livro “Aventuras de Pinóquio” como leitura obrigatória, pois atendia aos dois tópicos.

Durante a conversa, a escritora contou como iniciou a sua paixão pela história do personagem criado pelo italiano Carlo Collodi e, também, como foi o processo de escrita, que teve 7 versões até chegar à final. Os alunos estavam bem animados e fizeram várias perguntas. Após a finalização do bate-papo, a autora autografou exemplares da obra.

“Foi ótimo ver que as turmas dos 2°s anos trabalharam o original do Collodi e depois a minha versão. Consegui perceber que eles estão realmente inteirados da história, criando um monte de ideias para formular como seria a versão deles”, expressou Penélope.

“Recebemos a Penélope com a intenção de falar sobre o processo de reescrita. Era importante ela dizer para eles a quantidade de versões, pois estão começando a produzir seus textos e acham que a primeira vez que finalizam tem que estar bom”, falou a professora Carla Martinez, do 2° ano F.

A coordenadora pedagógica contou o motivo pelo qual a visita da escritora é importante: “Para eles, terem esse contato com a autora é estimulante, pois traz uma aproximação com a obra, criando um outro tipo de vínculo com ela, trazendo para a realidade uma coisa que fica no mundo da fantasia”.