fbpx

Alunos do 2° ano entrevistam Coordenadora

Atividade é parte do Projeto de Série


No dia 28 de agosto, os alunos do 2° ano fizeram uma entrevista com Rosana Solha, Coordenadora de série da Escola. A conversa girou em torno das brincadeiras que a coordenadora praticava quando criança e está relacionada com o Projeto da Série, intitulado “Brinquedos e Brincadeiras”.

Durante todo o 1° semestre de 2019, o 2° ano desenvolveu pesquisas sobre brincadeiras, por meio de vídeos e conversas com pessoas de outras gerações, a fim de ampliar seu repertório.

Em uma primeira abordagem, os alunos pesquisaram sobre as diferenças entre as brincadeiras em diferentes zonas do país e descobriram que isso tem a ver com contexto social, clima e até mesmo com o espaço geográfico dos estados. A pesquisa foi desenvolvida em paralelo a estudos das regiões do Brasil e suas organizações.

Após o primeiro levantamento, as crianças puderam experimentar 10 das brincadeiras que mais atraíram sua atenção em uma atividade integradora no Parque do Ibirapuera.

Um dos principais eixos do tema é proporcionar às crianças um contexto em que possam comparar as brincadeiras mais antigas com as atuais.  

Rosana dividiu com os alunos histórias da sua infância, as brincadeiras que praticava e os brinquedos com os quais brincava. Durante a conversa, as crianças também expuseram algumas vivências similares que tiveram.

A aluna Rafaela Azzi, do 2° ano D, contou que achou muitas semelhanças entre a sua experiência e a fala de Rosana: “Eu gostei de conversar com a Rosana porque ela contou que quando era criança andava de bicicleta e brincava de boneca, assim como eu e minha irmã mais nova”.

A professora Danielle Fontenelle explica que esse estudo das brincadeiras é muito importante: “Brincar é um treino para a vida. Refletir sobre as brincadeiras e suas características é refletir sobre a vida e sobre o crescer. Através das brincadeiras, as crianças podem vivenciar aquilo que almejam para o futuro”.