fbpx

Um olhar para a cidade

Oficina de Sketch Book realiza atividade de campo.


Nos dias 06 e 13 de abril, os alunos que participam da Oferta Formativa Ampliada (OFA) de “Sketch Book – Um olhar para a cidade” foram às ruas próximas da Unidade do Ensino Médio para observarem a paisagem e escolherem uma cena para registro.

Ministrada pela professora Fabiana Queirolo, a OFA de Sketch Book tem como objetivo desenvolver a linguagem gráfica dos participantes. “A ideia é que os alunos tomem como referência as ruas próximas da Escola para desenvolverem o hábito de desenhar a partir desse ‘estar na rua, estar na cidade’, observando os espaços”, explica Fabiana.

Antes da saída, todos se reúnem em sala, para que a professora explique o objetivo da atividade e apresente algumas técnicas que os ajudem a desenvolver o desenho.

A primeira etapa da atividade teve como proposta fazer um desenho de fachada. “O desafio era um desenho sem muita profundidade, trabalhando mais o plano frontal”, diz a professora. Os alunos saíram em duplas ou grupos, escolheram um lugar e começaram suas atividades.

No segundo dia, o objetivo era captar a profundidade. “Os alunos tinham que escolher um ponto de vista que pegasse uma das calçadas da rua para que eles pudessem aplicar a perspectiva cônica, que é um recurso que ajuda a organizar esse olhar da profundidade”, explica Fabiana.

Após voltarem para a sala, a turma mostrou os desenhos para os demais alunos, e a professora fez alguns comentários sobre os traços e as perspectivas apresentadas pelos alunos.

A aluna Beatriz Meza diz que escolheu a OFA por gostar de desenhar desde pequena. “Umas das coisas de que mais gosto é desenhar, acredito que por influência do meu pai que sempre desenhou e que me inspirou”.

Sobre a atividade, ela diz que achou interessante: “Foi muito legal poder observar os pequenos detalhes da cidade que, mesmo estando tão próxima por conta da Escola, eu nunca tinha reparado”.