fbpx

Estudo de campo no centro de São Paulo

Alunos do 6° ano estudam os problemas da cidade


A saída para o Centro de São Paulo faz parte do Projeto Integrador de Série dos alunos do 6º ano, que tem como tema “Como eu me relaciono com os problemas do mundo?”. O principal objetivo da vivência na região central é a identificação, por parte dos alunos, de exemplos de problemas enfrentados na cidade de São Paulo.

Antes da saída, a preparação em sala foi feita por meio de uma sensibilização, para que a observação crítica do espaço fosse mais fácil. Foi desenvolvida uma ficha de atividades com diversas fotos antigas dos pontos que seriam visitados e também vídeos, como o da implosão do edifício Mendes Caldeira, por uma questão de mobilidade urbana.

Os locais visitados durante o trajeto foram a Praça da Sé, o Pátio do Colégio, o Mercado Municipal, o Vale do Anhangabaú e o Rio Tamanduateí. Através de fotos, os alunos compararam as formas antigas das construções com as atuais e salientaram as diferenças.

Eles caminharam pelos pontos estudados, fazendo anotações e registrando fotos que vão compor suas fichas de estudo.

Gislene Edwiges, professora de História do 6° ano, comenta que o paralelo estabelecido pelo antes e o depois é importante para que os alunos entendam as causas e consequências das modificações. “A ideia é que eles consigam observar quanto a dinâmica de modernização interferiu na preservação dos patrimônios históricos originais, as transformações da cidade, os problemas gerados por opções feitas ao longo dos anos pela gestão pública e até problemas gerados por transformações”.

A professora ressalta ainda que esse tipo de estudo de campo é muito importante para o conhecimento de mundo. “Essa observação é fundamental para que o aluno comece a despertar para uma relação com o mundo, a partir de uma experiência da cidade, além da relevância de o inserir no mundo como sujeito histórico do seu tempo, relacionado com os problemas contemporâneos.

Após a saída, os alunos desenvolverão debates sobre as questões levantadas durante a caminhada pelo centro, e isso os ajudará a escolher um tópico dentre os problemas que observaram para que façam uma pesquisa.

O Projeto Integrador de Série promoverá mais dois estudos de campo (em Salto/SP e em Extrema/MG) para análise das questões urbanas que afetam o meio ambiente e também projetos utilizados como soluções.