fbpx

Exposição “Tarsila Popular”

Alunos do Ensino Médio visitam o MASP


A exposição “Tarsila Popular” estará no Museu de Arte de São Paulo (MASP) de abril até julho. Porém, os alunos do Ensino Médio não perderam tempo e compareceram à mostra na sexta-feira, 26 de abril. 

Com a professora de Língua Portuguesa Roberta Alves guiando a visita, os estudantes tiveram uma contextualização da época, uma visão ampliada do estilo da artista e analisaram a evolução das críticas sociais por ela realizadas.

“Já pude conferir o entusiasmo deles ao falar da saída e da experiência de observar e analisar telas originais coletivamente, numa visita guiada, e não na forma de reproduções em livros ou sites”, disse a professora.

Durante o primeiro e o segundo trimestres, as 3as séries estudam o Modernismo Brasileiro, movimento do qual Tarsila fez parte. Após a visita, algumas pinturas serão analisadas em sala de aula (A NegraO Batismo de Macunaíma e o famoso Abaporu).

“O fato de os alunos terem conferido pessoalmente essas telas será de grande valia para repertoriá-los e ajudá-los na análise das obras modernistas do período”, finaliza Roberta.

A aluna Nina Cirello, do 2°A, estava encantada com a exposição. “Eu achava que ela tinha um estilo muito definido, que seria o que utiliza cores vibrantes e sem proporção, bem característico do Abaporu”, e completa “descobri várias outras faces dela que não esperava”.