fbpx

Novos desafios físicos e motores

Alunos do Ensino Fundamental I ganham brinquedão


Em 2018, o parque da Unidade do Ensino Fundamental I começou a ser repensado e passou por várias reformulações. Foram incluídos um tanque de areia e elementos de relevo, permitindo às crianças novas experiências físicas e sensoriais. Com essa proposta de reestruturação, o espaço conta com mais um componente.

A ideia da instalação do brinquedo é oferecer novos desafios físicos às crianças, levando em conta seu desenvolvimento motor. Além dos benefícios corporais, o espaço oferece mais um momento de integração.

A coordenadora Diana Ribeiro Tatit explica que a ideia é oferecer aos alunos um ambiente que proponha novos tipos de exploração. “Existe a parte do formigueiro, que remete à ideia de percurso. Temos a parte das cordas, que exige mais coordenação e equilíbrio e tem uma plataforma na árvore que foi pensada para que fosse estabelecido outro tipo de relação com ela, além de propiciar um novo campo de visão do parque”.

Diana também comenta sobre os “cantinhos” que serão disponibilizados e ressalta sua importância: “A criança adora a ideia de ‘cantinho’ porque remete a um certo aconchego, ao ninho. A construção desses pequenos universos é muito importante”.

A nova instalação também promove o desenvolvimento da autonomia das crianças e faz com que elas mesmas elaborem suas brincadeiras. “A ideia do momento de brincar é que não seja composto apenas de atividades direcionadas, porque é fundamental que haja esse espaço de protagonismo”, complementa a coordenadora.