fbpx

Alunos aprendem técnicas de gravuras

Turmas dos 2ºs anos visitam o ateliê das artistas Cris e Kika


Como parte do componente curricular de Artes Visuais, os alunos dos 2ºs anos do Ensino Fundamental visitaram o ateliê das artistas Kika Levy e Cris Rocha. A visita teve como objetivo conhecerem o trabalho realizado por elas e aprenderem as técnicas de gravuras.

A professora de Artes, Cristiana Junqueira, explica que a visita faz parte das experiências ligadas às artes gráficas. “No começo do ano, os alunos começaram a estudar produções gráficas que são basicamente desenhos. Os desdobramentos disso foram os desenhos indiretos que são os carimbos, por exemplo”. Nessa etapa, eles produziram carimbos de EVA para imprimir um livro. “Nós fizemos uma história ilustrada por meio disso”, diz Cristiana. Depois, a turma ainda estudou monotipia até chegarem às gravuras.

No ateliê, as crianças foram recebidas pelas artistas Kika Levy e Cris Rocha que apresentaram brevemente seus trabalhos e explicaram sobre a técnica de gravuras. “A gravura pode ser feita no metal, na madeira, no isopor… tudo isso é uma maneira de gravar um desenho e passar para o papel através de uma impressão”, explica Cris.

Na oficina em que os alunos participaram, eles utilizaram placas pequenas de metal para o desenho e tinta preta para impressão. “Os materiais são diferentes do que eles estão acostumados, mas são coisas simples, e eles vão perceber que é como se estivessem desenhando no papel, só que eles terão as ferramentas de gravura e a matriz”, comenta Cris. “O legal da gravura é que dá para guardar a matriz e, daqui a um tempo, imprimir de novo. Antigamente, era muito usada para fazer livros e documentos. Hoje em dia, é mais usada para fazer estampas de camiseta”, complementa Kika.

Os alunos usaram a imaginação para desenharem, já que o tema era livre. Eles utilizaram materiais próprios para a gravura, como as canetas de ponta de diamante e acompanharam todo o processo, desde a colocação da tinta preta até a impressão na prensa. “Esse processo foi interessante para eles verem que o desenho sai de outra forma. Eles desenham na matriz, mas não sabem como que vai sair exatamente. E é legal eles verem e experimentarem materiais novos, desenhar no metal… isso que é o rico dessa visita”, destaca a professora.

A aluna Isabela Milano, do 2ºB, diz que gostou de ver o momento da impressão. “Eu adorei fazer o desenho. Quando vi sair a gravura, eu não acreditei. Foi muito legal”, conta. “Gostei porque é bem criativo. Quando borramos no desenho, podemos transformar em outra coisa e é muito interessante como grava”, destaca a colega de sala, Laura Basile. “É muito interessante os vários tipos de ferramentas que deixam tipos diferentes de linhas. É muito criativo”, enfatiza a também colega, Helena Solano.

Em sala de aula, os alunos prosseguirão os estudos sobre gravura e estampas.