fbpx

Turmas do 1º ano conhecem impressora 3D

Última etapa de projeto é realizado no Ensino Fundamental II.


No dia 19 de outubro, as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental visitaram o Laboratório de Criação, que fica na Unidade do Ensino Fundamental II.

O projeto de série do 1º ano tem como tema “Crianças em qualquer canto: um olhar para a diversidade”. Como estão estudando sobre alguns países, os alunos se depararam com o conto indiano ‘A árvore de Amrita’, em que uma menina protegeu seu povoado abraçando uma árvore. Há quem diga que esse lugar é preservado até os dias de hoje.

A partir desse conto, a professora de Artes Visuais, Marisol Clari, sugeriu que os alunos refletissem sobre os problemas atuais do mundo e criassem seus próprios poderes para terem um mundo melhor. Alguns falaram em proteger o amor, saúde, amizade, os animais, entre outros.

Após isso, com a orientação da professora de Tecnologia Educacional, Ana Paula Soares, planejaram objetos representativos de seus poderes no computador, pela plataforma Tinkercard, e, para concretizá-los, os alunos modelaram suas formas com massa de biscuit.

Para finalizar o projeto, as crianças elegeram algumas partes de seus poderes para criar o maior poder da turma, que foi impresso na impressora 3D, com a ajuda do professor de Tecnologia Educacional, Rodrigo Lemonica, do Ensino Fundamental II.

Ao visitarem o Laboratório de Criação, os alunos conversaram com Rodrigo e souberam como funciona a impressora 3D, além de conhecerem alguns trabalhos feitos pelos alunos dos 6ºs, 7ºs e 8ºs anos.

Os alunos ficaram encantados com o funcionamento da impressora 3D. Segundo Marisol, é importante aprimorar um trabalho por meio da tecnologia.