fbpx

Oferta Formativa Ampliada de jornalismo

Finalização do curso de Produção de Conteúdos Jornalísticos para Mídias Sociais.


O curso “Produção de Conteúdos Jornalísticos para Mídias Sociais”, realizado no Ensino Médio, teve sua finalização com os alunos visitando a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

A Oferta Formativa Ampliada, acontece às terças-feiras e tem duração de uma hora e quinze minutos. Nesse período, os alunos desenvolvem pesquisas, coletas de depoimentos e aprendem um pouco mais sobre a ética do jornalismo.

No dia 16 de outubro, os alunos finalizaram os trabalhos desenvolvidos na OFA nos laboratórios da universidade.

O curso apresenta as novas narrativas do jornalismo, a partir de uma cultura de convergência, discutindo a relação do jornalista com o público em uma era marcada pelas mídias sociais e pela possibilidade de todos se comunicarem.

Para produzir os trabalhos, os alunos criaram algumas redes sociais, como o Instagram e Facebook, para compartilharem com as pessoas sobre o tema abordado. Gráficos, imagens e textos foram recursos que utilizaram com base em suas pesquisas.

“Eu já dei essa oficina em quatro escolas diferentes. Cada vez que a gente começa, é um contato diferente, porque os alunos têm perfis diferentes. Eu gostei de trabalhar com a Lourenço, porque tem bastante liberdade”, afirma Cláudia Bredarioli, professora de jornalismo pela ESPM e doutora em comunicação.

Cláudia também afirma que a Oferta ajuda os alunos a pensar de uma forma mais crítica sobre o que eles constroem nas mídias, sobre o que é de fato comunicação e como os conteúdos são produzidos.

Depois da finalização do trabalho, os alunos puderam conhecer a Universidade e seus espaços, como salas de aula, laboratórios, estúdios de fotografia, rádio e TV e também os espaços sociais onde os alunos ficam para estudar e se reunir com os colegas.