fbpx

47ª Olimpíada Lourenço Castanho

Turmas do Infantil 4 e 5 participam de diversas modalidades esportivas.


Com espírito de amizade, parceria e respeito, os alunos do Infantil 4 e 5 participaram da 47ª Olimpíada Interna Lourenço Castanho. O evento aconteceu na Unidade da Educação Infantil e reuniu pais e professores para, juntos, assistirem à abertura dos jogos olímpicos.

O evento, como tradicionalmente acontece, tem como objetivo propor um momento de integração entre os alunos por meio do esporte.

“A Olimpíada é importante porque é um momento de integração entre as séries. Há a junção das salas, com times mistos de meninas e meninos e que, em algumas modalidades, o time todo fica junto”, explica Douglas Moraes, professor de Educação Física do Infantil 5. “Também é importante para eles compreenderem como é boa a competição, no sentido de entenderem a organização, a participação em equipe e a contribuição que cada um pode dar”, destaca Laís Nozaki, professora de Educação Física do Infantil 4.

Separados em quatro equipes (amarelo, azul, verde e vermelho), os alunos entraram na quadra com a bandeira do Brasil, das Olimpíadas e da Lourenço Castanho, para, em seguida, cantarem os hinos e realizarem o juramento do atleta, dando início, assim, à abertura dos jogos. Nesse primeiro momento, os pais puderam acompanhar os filhos.

“É muito legal essa ideia de a Lourenço colocar as Olimpíadas desde cedo, é muito importante na vida deles. A carinha de felicidade de estarem colocando a habilidade que possuem em prática com os amigos é muito legal”, comenta Mara Monteiro, mãe da aluna Luma Monteiro, do Infantil 5B.

“Não imaginava que a Escola faria Olímpiadas com as crianças tão pequenas, mas eu amei a ideia. Fazer as salas interagirem com outros colegas é bacana e muito importante também”, destaca Luciana dos Santos, mãe da aluna Alice dos Santos, do Infantil 4C.

Iniciados os jogos, os alunos do Infantil 4 participaram das seguintes modalidades: cabo de guerra; corrida de revezamento; queimada por pontos; arremesso de bolas; pega-pega; salto em altura e salto em distância. “Essas atividades são as de que os alunos mais gostam durante as aulas, e para as quais fomos nos preparando”, explica Laís.

O Infantil 5 participou das modalidades: queimada; pique-bandeira; quadro de agilidades; corrida; cabo de guerra e salto em altura. “Para o Infantil 5, nós colocamos jogos com regras mais elaboradas e um pouco mais complexas. Trouxemos também alguns jogos do ano anterior e fizemos algumas adaptações para aumentar o nível de dificuldade”, explica Douglas.

Nas Olimpíadas da Educação Infantil não há classificação das equipes. Todos são premiados, pois o intuito é realizar um momento de integração entre os alunos, promovendo os valores olímpicos como amizade e respeito. “No final das provas, eles têm o hábito de abraçar e agradecer a participação do adversário, e isso é importante, não a competição em si, mas a compreensão desses valores”, destaca a professora.

Realizadas todas as modalidades, os alunos seguiram para o momento da entrega das medalhas. “Os alunos pegaram as medalhas, que são as que eles mesmo confeccionaram em sala de aula, e presentearam uns aos outros. Foi um momento superbacana, em que eles se abraçaram e entenderam o significado das Olimpíadas”, explica Laís.