fbpx

Lourenço Castanho participa de feira internacional

O trabalho “Gravidez na adolescência” foi apresentado na MILSET – edição da América Latina.


De 2 a 7 de julho, as ex-alunas da Lourenço Castanho, Maria Luiza de Oliveira Jorge e Eloísa Falcão, acompanhadas do orientador e professor de História do Ensino Médio, Ednilson Quarenta, apresentaram, na feira Movimento Internacional pela Ciência da América Latina (MILSET), realizada no Chile, o trabalho “Gravidez na adolescência”.

A pesquisa, que aborda a questão da maternidade na vida de adolescentes que vivem em áreas periféricas de São Paulo, foi desenvolvida na segunda série do Ensino Médio, como parte integrante do Projeto Científico da Escola.

As entrevistas foram realizadas com as adolescentes que frequentam e são atendidas pela UBS Jardim Vera Cruz, no Programa de Saúde da Mulher. Com isso, foi estabelecida uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através da Plataforma Brasil, que centraliza as pesquisas relacionadas à Saúde Pública no no nosso País, de acordo com o professor Ednilson Quarenta.

“Quando as meninas participaram da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia) em 2017, elas foram classificadas para a MILSET Internacional, que aconteceu em agosto de 2017 em Fortaleza. A partir dessa feira, surgiu a oportunidade de apresentar o trabalho na MILSET AMLAT (América Latina). O mais legal é compartilhar trabalhos com o universo de outros pesquisadores e de outros países. Todos que estavam na MILSET são pesquisadores na faixa etária das nossas ex-alunas”, afirma o Prof. Ednilson.

Mais de 100 trabalhos foram apresentados na MILSET AMLAT, e a feira contou com a participação de 13 países.

No total, Maria Luiza e Eloísa já participaram de cinco feiras, a saber: a MOSTRATEC (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), MILSET Internacional, MILSET da América Latina e duas vezes na FEBRACE.

Maria Luiza Oliveira conta sobre participação em feiras: “Participar de uma feira é, por si só, uma experiência única e extremamente enriquecedora. Além do prazer de apresentar a pesquisa para pessoas tão diferentes, a troca cultural e de experiências é sempre surpreendente”, afirma Maria Luiza.

Em 2019 acontecerá a MILSET Internacional em Abu Dhabi, no Emirados Árabes, e a Lourenço Castanho já tem uma vaga garantida para apresentar algum trabalho realizado no Projeto Científico com os alunos do Ensino Médio.

Saiba mais sobre o trabalho – assista a entrevista das alunas Eloisa Maria de Souza Falcão e Maria Luiza de Oliveira Jorge para o programa Encontro com Fátima Bernardes, da rede globo de TV.

Abaixo, mensagem enviada pela ex-aluna Maria Luiza de Oliveira Jorge à uma das fundadoras da Lourenço, Sylvinha Gouvêa:

Cara Sylvinha,

O tempo algumas vezes é uma loucura e só consegui parar agora para escrever esse e-mail – alguns dias após a participação na Expo Science Internacional da América Latina. Me faltam palavras para descrever o quanto essa experiência foi enriquecedora, desafiadora e singular. Em primeiro lugar por termos tido a oportunidade de, mais uma vez, expandir os horizontes de uma pesquisa que é caríssima para nós; em segundo lugar, mas não menos relevante, porque tivemos a chance de conhecer uma realidade completamente distinta e inédita e pudemos fazer parte de uma rede de intercâmbio cultural intensamente plural e diverso. Como prometemos, não poderíamos deixar de encaminhar fotos que registram um pouquinho do que vivenciamos lá. Ter tido o apoio da Lourenço e, em especial, das sócias-fundadoras foi imprescindível para que essa experiência se tornasse real e só podemos agradecer por continuarem a acreditar, mesmo em tempos tão delicados, no potencial de transformação da educação. Percebo todos os dias o quanto eu fui integralmente formada e marcada pela Escola Lourenço Castanho: fui ensinada a instigar, questionar e, em especial, a propor mudança e transformação. Quero levar esses aprendizados para sempre comigo. 

Um beijo com muito carinho para você, Sylvinha, e também para a Jeanette – e o estendo a todos que nos auxiliaram nessa caminhada. 

Muitíssimo obrigada pela confiança e por terem viabilizado um sonho!

Malu