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NIDP

Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Profissional


O NIDP se destina a apoiar e inspirar os colaboradores, educadores e funcionários da Escola Lourenço Castanho, divulgando temas de interesse em conhecimentos gerais na área educacional, na área administrativa e no marketing relacionados às trilhas formativas que fornecem suporte às diversas áreas da Escola, que vão da Cultura da Instituição ao olhar atento para a inovação e ações futuras do campo educacional. Nossa intenção é fomentar a reflexão, potencializar novas ações e colaborar com a formação continuada de todos os colaboradores da Escola. Os cursos se dividem em quatro trilhas formativas.

Faça a sua Inscrição para o(s) cursos(s).


Confira a PROGRAMAÇÃO de 2018:

TRILHA FORMATIVA: CULTURA LC

CIDADANIA LOURENÇO CASTANHO

O Módulo da Base comum da programação promovida pelo NIDP melhora o desempenho no trabalho e promove o desenvolvimento dos funcionários e colaboradores da Escola Lourenço Castanho. Ele explora diferentes maneiras de disseminar o conhecimento e despertar o espírito da aprendizagem permanente de todos os membros da organização.
O objetivo principal é infundir a cultura, os valores, as tradições e a visão da organização em todos os níveis de funcionários.
A utilização do conceito de “cidadania” deve-se ao objetivo desse módulo, no qual está implícita uma forte identificação com a organização em que se trabalha e com seus valores essenciais.

FORMADORAS: Sócias fundadoras da instituição
PÚBLICO ALVO: Todos os colaboradores da instituição escolar
LOCAL: Ensino Fundamental 2
DATA: 23 de janeiro (Terça-feira) – das 14h30 às 15h30
NÚMERO DE VAGAS: 100
CARGA HORÁRIA: 1 hora

PROPOSTA CURRICULAR

A Proposta Curricular é um documento público que organiza e regula as práticas educativas da Escola Lourenço Castanho. Não é um simples instrumento técnico nem está desprovido de intencionalidade social e cultural porque o conteúdo educativo é um discurso sobre a cultura. No documento, contemplamos as novas relações entre escolaridade e sociedade e identificamos o modo como a cultura se faz acessível aos nossos alunos e às tecnologias mediante as quais podemos construir conhecimento e contribuir para a produção de identidades individuais e sociais.

FORMADORAS: Fábia Antunes e Karyn Bulbarelli
PÚBLICO ALVO: Todos os novos colaboradores administrativos e docentes
LOCAL: Ensino Médio
DATA: 22 de janeiro (Segunda-feira) – das 14h30 às 15h30
NÚMERO DE VAGAS: 100
CARGA HORÁRIA: 1 hora


TRILHA FORMATIVA: COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

ESTUDO DE CAMPO 

Saídas ao Pico do Jaraguá e ao Centro de São Paulo
Desvendar o urbano de longe e de perto, do alto e do solo. Essa é a ideia dos dois estudos de campo propostos para o primeiro semestre. Aberto a todos os colaboradores e seus familiares, as saídas pretendem contribuir para o aguçamento do olhar e para a desnaturalização do tecido urbano, buscando reconhecer pistas, vestígios e elementos que ajudem a compreender a formação histórica e geográfica da cidade. No Pico do Jaraguá, a ideia é fazer a pé a subida de 1,8 km (cerca de 1h20) até o cume do Pico, de onde se tem uma vista deslumbrante da cidade e de seu entorno. A descida será feita de ônibus. É preciso levar água, protetor solar, boné e roupa adequada para caminhada. A trilha não é recomendada para crianças menores de 8 anos. No centro de São Paulo, caminharemos pelo coração da cidade, entre a região da Sé (“centro antigo”), a região da República (“centro novo”) e o Vale do Anhangabaú, com o objetivo de procurar as marcas do antigo e do moderno e das transformações da cidade ao longo do tempo.

FORMADOR: Eduardo Zayat Chammas
PÚBLICO ALVO: Todos os colaboradores e seus familiares
DATAS E LOCAL:
– 17 de março (Sábado) – Pico do Jaraguá – Encontro no Conselho às 08h00
– 23 de junho (Sábado) – Centro de São Paulo – Encontro na Praça da Sé às 09h00
NÚMERODE VAGAS: 30 (mínimo de 10 inscritos).
CARGA HORÁRIA: 6h

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

Sabemos que a cidade de São Paulo oferece inúmeros programas culturais, e, nos últimos anos, diversos museus e centros culturais têm recebido exposições de artes visuais de artistas consagrados ou de movimentos artísticos significativos da história da arte. Eles têm, ainda, exposições permanentes com importantes obras nacionais e internacionais que fazem parte de seus acervos.
Na formação do professor contemporâneo, a Arte assume uma importante função como linguagem e como instrumento para leitura de mundo.
A proposta é um encontro que antecede a exposição em cartaz, para contextualizar o momento histórico, social e cultural em que está inserida, assim como conhecer a biografia do artista, sua técnica e as possíveis influências nas obras. Posteriormente, a ida ao museu, para compartilhar suas impressões e experiências.

FORMADORA: Fernanda Gazal Carnevalli
PÚBLICO ALVO: Todos os colaboradores e seus familiares
DATAS E LOCAL: a definir, conforme calendário 2018 dos museus
NÚMERODE VAGAS: 30 (mínimo de 10 inscritos)
CARGA HORÁRIA: 4 horas
– Encontro (1h) – quinta-feira das 18h45 às 19h45
– Visita (3h) – sábado das 09h00 às 12h00

DATAS COMEMORATIVAS

Quais são os feriados presentes no nosso calendário? Por que são feriados? Qual é a história de cada um deles? Qual é o sentido de celebrarmos algumas datas importantes e deixarmos outras de lado? O que os feriados e outras datas comemorativas têm a ver com o contexto da educação? Devemos celebrá-los na escola? Devemos discuti-los e apresentá-los aos alunos? Este encontro vai refletir coletivamente sobre o significado dos feriados e outras datas comemorativas celebradas no nosso calendário e pensar sobre o papel da Escola em relação a essas datas.

FORMADOR: Eduardo Zayat Chammas
PÚBLICO ALVO: Todos os colaboradores
LOCAL: Ensino Médio
2 opções de data a escolher:
18 de janeiro (Quinta-feira) – das 14h00 às 15h00
19 de janeiro (Sexta-feira) – das 12h00 às 13h00
NÚMERO DE VAGAS: 40 (mínimo de 10 inscritos)
CARGA HORÁRIA: 1 hora

CLUBE DA LEITURA

O Clube da Leitura visa a ampliar o repertório literário dos colaboradores da Escola a partir de leituras, troca de impressões e experiências. Os participantes poderão atuar relatando opiniões, visões de mundo, percepções, de maneira democrática e enriquecedora.
Os encontros serão mensais e contarão com uma hora de duração para discussão do livro escolhido. Ao final da atividade, os participantes deverão apresentar sugestões de leitura para o mês seguinte, que serão votadas pelo grupo. Não haverá restrição de gêneros ou autores, o único pré-requisito para que o livro seja votado é que seja classificado como produto literário, em prosa ou verso.
O projeto poderá nos integrar, cada vez mais, como equipe da Escola, voltados a um movimento que trará benefícios a todos.

FORMADORA: Valdirene da Silva de Sousa
PÚBLICO ALVO: Todos os colaboradores
LOCAL: Ensino Fundamental 1
DATA:

22 de fevereiro (Quinta-feira) – das 18h45 às 20h45
27 de março (Terça-feira) – das 20h10 às 21h40
17 de abril (Terça-feira) – das 20h10 às 21h40
22 de maio (Terça-feira) – das 20h10 às 21h40
19 de junho (Terça-feira) – das 20h10 às 21h40
28 de agosto (Terça-feira) – das 20h10 às 21h40
25 de setembro (Terça-feira) – das 20h10 às 21h40
23 de outubro (Terça-feira) – das 20h10 às 21h40
13 de novembro (Terça-feira) – das 20h10 às 21h40
11 de dezembro (Terça-feira) – das 20h10 às 21h40

NÚMERO DE VAGAS: 20 (mínimo de 10 inscritos)
CARGA HORÁRIA: 20 horas


TRILHA FORMATIVA: COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS – PEDAGÓGICO/EDUCACIONAL

APRENDER FAZENDO… INDICADORES DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO

Os indicadores de aprendizagem são referências ou critérios construídos com a finalidade de oferecer orientações para as ações de sala de aula, para o planejamento das avaliações e, sobretudo, para a avaliação dos resultados e consequentes encaminhamentos. Essa oficina tem como proposta discutir e orientar a elaboração de indicadores que balizem o processo educativo.

FORMADORA: Beatriz Villarroel Glaessel
PÚBLICO ALVO: Todos os docentes
LOCAL: Ensino Fundamental 2
DATA: 21 de fevereiro e 07 e 21 de março (Quartas-feiras) – das 18h45 às 20h45
NÚMERO DE VAGAS: 30 (mínimo de 10 inscritos)
CARGA HORÁRIA: 6 horas

APRENDER FAZENDO – AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

O aluno que se encontra em sala de aula no século XXI – com acesso à informação através dos mais variados recursos tecnológicos – nos traz o desafio da mudança de paradigma dentro de sala de aula. Buscamos a formação de um aluno com mais autonomia, que protagonize seu processo de ensino-aprendizagem e que esteja preparado para a busca contínua de conhecimento de forma acadêmica durante sua formação escolar. Nesse contexto, o professor tem a função de desestabilizar, orientar, reorientar, mediar essa busca pelo saber e de instrumentalizar o saber fazer.
Nesta oficina, vamos discutir o planejamento de atividades, visando ao desenvolvimento de competências, ao resgate e à discussão dos procedimentos e estratégias possíveis nesse trabalho, além do encaminhamento dos instrumentos de avaliação nesse contexto.

FORMADORA: Beatriz Villarroel Glaessel
PÚBLICO ALVO: Docentes dos níveis EFI, EFII e EM
LOCAL: Ensino Fundamental 2
DATA: 04, 11 e 18 de abril (Quartas-feiras) – das 18h45 às 20h45
NÚMERO DE VAGAS: 30 (mínimo de 10 inscritos)
CARGA HORÁRIA: 6 horas

LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA EM CIÊNCIAS HUMANAS LC

Trata-se de uma formação voltada especialmente aos professores polivalentes do EF1 e aos professores da área de Ciências Humanas do EF2 e do EM. A ideia é refletir criticamente sobre o texto nas aulas de Ciências Humanas, pensando tanto nas estratégias e procedimentos de leitura a partir de diferentes gêneros textuais, quanto nos contextos de produção escrita da área. Além de construir um embasamento teórico, os encontros têm como objetivo abrir espaço para a realização de exercícios individuais e coletivos de leitura em Ciências Humanas e a troca de ideias sobre práticas e propostas atualmente desenvolvidas nos cursos da Escola.

FORMADOR: Eduardo Zayat Chammas
PÚBLICO ALVO: Todos os docentes da área de Ciências Humanas EF1, EF2 e EM
LOCAL: Ensino Fundamental 2
DATA: 08 e 22 de agosto (Quarta-feira) – das 18h45 às 20h45
NÚMERO DE VAGAS: 30 (mínimo de 10 inscritos)
CARGA HORÁRIA: 4 horas

DESVENDANDO A MATEMÁTICA: O QUE HÁ POR TRÁS DE ALGUNS CONCEITOS MATEMÁTICOS E COMO ENSINÁ-LOS?

Em inúmeros momentos, na sala de aula, nos perguntamos por quê ensinar determinados conceitos matemáticos, qual é a sua relevância, origem e como abordá-los com as crianças de modo que atribuam sentido a eles e consigam utilizá-los para resolver problemas matemáticos de diferentes eixos.
O objetivo dessa frente de formação é ampliar o conhecimento sobre alguns conceitos matemáticos, compreender seus sentidos e significados de modo que seja possível planejar melhores situações de aprendizagem.
Para isso, durante as oficinas, será oportunizada uma imersão em situações matemáticas interessantes, cuja resolução permita ampliar o sentido que determinado conceito apresenta e promover uma reflexão a respeito da aprendizagem, por parte das crianças. Além disso, nos encontros, também discutiremos sobre os encaminhamentos didáticos e contextos de ensino que sejam mais favoráveis à aprendizagem.
Centraremos nossas análises e discussões nos seguintes focos:
– A importância de compreender os conceitos matemáticos para a elaboração de atividades significativas;
– Conceitos estruturantes do conhecimento matemático (os sentidos das operações, cálculo mental, multiplicação, divisão, noções de proporcionalidade, frações, números decimais, dentre outros);
– Estudo teórico e didático acerca de conceitos matemáticos estruturantes.

FORMADORAS: Ana Elisa Zambon e Carla Milhossi
PÚBLICO ALVO: Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1
LOCAL: Ensino Fundamental 1
DATA: 05 e 19 de março – (Segunda-feira) – das 18h45 às 20h45
02 e 23 de abril – (Segunda-feira) – das 18h45 às 20h45
NÚMERO DE VAGAS: 30 (mínimo de 10 inscritos)
CARGA HORÁRIA: 8 horas

MODELAGEM – POSSIBILIDADES DE USO DA ARGILA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Duas aulas teóricas com foco nas leituras de imagem e planejamento de atividades. Resgate do conhecimento sobre as Modalidades Artísticas, depoimento das professoras sobre o que já realizam com argila e apresentação de artistas que podem contribuir para o trabalho de leitura com imagens, exclusivamente produções em tridimensionais.
Duas oficinas com Elcio Torres, ceramista, para discutir procedimentos, possibilidades de produção e realização de produções, possibilitando a experimentação de algumas técnicas possíveis de aplicar em aula com as crianças.

FORMADORA: Leila Ramos Monteiro e Elcio Torres
PÚBLICO ALVO: Docentes da Educação Infantil
LOCAL: Educação Infantil
DATAS: 07, 14, 21 e 28 de maio (Segundas-feiras) – das 18h45 às 20h45
NÚMERO DE VAGAS: 20 (mínimo de 10 inscritos)
CARGA HORÁRIA: 8 horas


TRILHA FORMATIVA: INOVAÇÃO

CLASS NOTE

Os trabalhos escolares envolvem muitas informações. O OneNote ajuda os alunos e os professores a reunirem tudo, em todos os seus dispositivos. Com o OneNote, o material didático se manterá organizado, podendo compartilhar aulas, trabalhar em conjunto e motivar a criatividade. Como a inspiração pode surgir de qualquer lugar, ela deve acabar sempre no OneNote.

FORMADORES: Professores Embaixadores Microsoft
PÚBLICO ALVO: Todos os colaboradores
LOCAL: Microsoft – Av. Nações Unidas, 12495, 17º andar, São Paulo
É na TNU, ao lado do Sheraton (atenção para não confundir com o escritório que fica no prédio ao lado, o CENU).
DATAS: 26 de março (Segunda-feira) – das 14h00 às 17h00
NÚMERO DE VAGAS: 16 (mínimo de 10 inscritos)
CARGA HORÁRIA: 3 horas

FORMS

Avalie rapidamente o progresso dos alunos e obtenha informações com pesquisas, registros, testes fáceis de criar e muito mais.

FORMADORES: Professores Embaixadores Microsoft
PÚBLICO ALVO: Todos os colaboradores
LOCAL: Microsoft – Av. Nações Unidas, 12495, 17º andar, São Paulo
É na TNU, ao lado do Sheraton (atenção para não confundir com o escritório que fica no prédio ao lado, o CENU).
DATAS: 13 de junho (Quarta-feira) – das 14h00 às 17h00
NÚMERO DE VAGAS: 16 (mínimo de 10 inscritos)
CARGA HORÁRIA: 3 horas.

SWAY

Reinvente a forma como as suas ideias ganham vida. O Sway é um aplicativo digital contador de histórias, que pode ser usado no trabalho, na escola e em casa. Com ele, a criação, o compartilhamento de relatórios interativos, apresentações e histórias pessoais ficam rápidas e fáceis. Adicione seu conteúdo e o Sway fará o resto.

FORMADORES: Professores Embaixadores Microsoft
PÚBLICO ALVO: Todos os colaboradores
LOCAL: Microsoft – Av. Nações Unidas, 12495, 17º andar, São Paulo
É na TNU, ao lado do Sheraton (atenção para não confundir com o escritório que fica no prédio ao lado, o CENU).
DATAS: 19 de setembro (Quarta-feira) – das 14h00 às 17h00
NÚMERO DE VAGAS: 16 (mínimo de 10 inscritos)
CARGA HORÁRIA: 3 horas

OFFICE MIX

Com o Office Mix, os usuários podem transformar suas apresentações do PowerPoint em lições online interativas. Ele inclui tudo o que é necessário para criar e compartilhar sua apresentação interativa, podendo adicionar áudio e vídeo de si mesmo, fazendo a apresentação, escrever ou desenhar nos slides enquanto fala, inserir questões, exercícios e mais – tudo a partir do PowerPoint.

FORMADORES: Professores Embaixadores Microsoft
PÚBLICO ALVO: Todos os colaboradores
LOCAL: Microsoft – Av. Nações Unidas, 12495, 17º andar, São Paulo
É na TNU, ao lado do Sheraton (atenção para não confundir com o escritório que fica no prédio ao lado, o CENU).
DATAS: 04 de junho (Segunda-feira) – das 14h00 às 17h00
NÚMERO DE VAGAS: 16 (mínimo de 10 inscritos)
CARGA HORÁRIA: 3 horas

SHAREPOINT

Utilização do Sharepoint Online, com criação de sites e compartilhamento de documentos. Criação de regras, postagens, alertas e site pessoal do colaborador. Essas serão algumas das ferramentas apresentadas na formação.

FORMADORES: Professores Embaixadores Microsoft
PÚBLICO ALVO: Todos os colaboradores
LOCAL: Microsoft – Av. Nações Unidas, 12495, 17º andar, São Paulo
É na TNU, ao lado do Sheraton (atenção para não confundir com o escritório que fica no prédio ao lado, o CENU).
DATAS: 09 de novembro (Sexta-feira) – das 14h00 às 17h00
NÚMERO DE VAGAS: 16 (mínimo de 10 inscritos)
CARGA HORÁRIA: 3 horas

TREINAMENTO NOVAS TECNOLOGIAS

Promover a aplicação e compartilhamento de estratégias de sala de aula que utilizem metodologias ativas e que promovam o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

Temas Iniciais

• Adoção de metodologias ágeis e uso de ferramentas de gerenciamento de projetos (Team,task,planner – dependem de login no Office 365 dos professores e participantes do curso)
• Tecnologia Aplicada: Ferramentas com potencial de uso e compatíveis com nossos laboratórios, (BlackBoard ou Canvas).
• Comunicação entre equipes, baseado nas ferramentas.
• Uso de aula invertida com o uso de tecnologia.
• Um experimento com Watson Conversation como ferramenta de participação de alunos.

FORMADOR: Maurício Pimentel
PÚBLICO ALVO: Todos os docentes
LOCAL: ESPM (Laboratório de Informática) Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana
DATAS: 7 e 14 de março (quartas-feiras) – das 14h30 às 17h30.
NÚMERO DE VAGAS: 20 (mínimo de 10 inscritos)
CARGA HORÁRIA: 6 horas

TREINAMENTO METODOLOGIAS ATIVAS

Promover a aplicação e compartilhamento de estratégias de sala de aula que utilizem metodologias ativas e que promovam o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.
Temas:
• Aplicação de estratégia de metodologia ativa Think Pair Share;
• Aplicação de estratégia de metodologia ativa Jigsaw Puzzle;
• Apresentação e utilização do aplicativo Prickers;
• Apresentação e utilização do aplicativo Socrative;
• Apresentação e utilização do aplicativo Zipgrade.

FORMADOR: Carlos Frederico Lúcio
PÚBLICO ALVO: Todos os docentes
LOCAL: ESPM – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – Sala C303/C309
DATAS: 28 de fevereiro (Quarta-feira) – das 14h30 às 17h30
NÚMERO DE VAGAS: 60 (mínimo de 10 inscritos)
CARGA HORÁRIA: 3 horas

WORKSHOP: MENTORIA PEDAGÓGICA: PERFORMANCE, VÍNCULO E RECURSOS CRIATIVOS EM SALA DE AULA

Aplicar dinâmicas para sensibilizar o grupo de professores a refletir coletivamente sobre uma melhor performance em sala de aula.
Estabelecer vínculo com o aluno e romper o modelo expositivo.

FORMADORA: Leslie Evelyn Ruth Marko
PÚBLICO ALVO: Todos os docentes
LOCAL: ESPM – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana
DATAS: 14 de maio (Segunda-feira) – das 14h30 às 17h30
NÚMERO DE VAGAS: 30 (mínimo de 10 inscritos)
CARGA HORÁRIA: 3 horas


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