fbpx

Sarau de poesias

Turmas do 2º ano declamam para seus familiares.


Nos dias 11, 12, 14 e 15 de junho, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental realizaram um sarau para seus familiares, na entrada das aulas.

Antes de os alunos começarem as leituras, as professoras declamaram poemas que pesquisaram, oportunos para abrir as apresentações.

Para chamar as crianças individualmente, em duplas ou em trios, as professoras fizeram seus próprios poemas descrevendo seus alunos individualmente ou a turma toda, tornando a apresentação ainda mais autoral.

Quando as crianças estavam no 1º ano, elas também realizaram um sarau. Danielle Fontenele, professora do 2º ano B, explica a importância de realizar um sarau também no 2º ano: “No ano passado as professoras ajudaram na escolha dos poemas, orientaram os alunos, e, neste ano, a escolha foi deles. Agora é um outro momento de aprendizagem, os alunos são autônomos”.

Os alunos escolheram poemas baseados em autores que foram apresentados para eles nas salas de aula, como Ricardo Azevedo, Cecília Meireles, Machado de Assis, José Paulo Paes, entre outros.

As turmas do 1º ano puderam assistir ao sarau e, no final das apresentações, os familiares e alunos foram convidados para criarem ou escreverem poemas nas grandes lousas presentes na quadrinha do Ensino Fundamental I.

Renato Chiodaro, pai do aluno Pedro Chiodaro do 2º ano C, conta o que achou dessa integração: “Achei ótimo, porque ajuda a gente a ficar mais perto deles e conviver, compartilhar um pouco do dia a dia deles. Eles se preparam tanto, e é importante a gente estar aqui para escutar”.