fbpx

Keynoodle

Produto Originado na Oficina de Scratch.


Os alunos dos 6º anos que participaram da oficina “Scratch – Imaginar, Programar e Compartilhar” tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do mundo da programação de computador, utilizando o programa Scratch, que se apresenta numa linguagem gráfica simples, intuitiva e que possibilita a criação de jogos, animações e histórias interativas.

No decorrer da oficina, os alunos criaram um teclado digital, utilizando a placa makey makey. O conjunto makey makey é composto por uma placa de circuito, garras jacaré e um cabo USB. A placa (que é mais séria do que parece) é capaz de transformar qualquer objeto que conduza energia – como frutas, pessoas, água e até mesmo um desenho feito a lápis – em um teclado de verdade. Utilizá-la é bem simples, basta o usuário conectar os objetos que serão usados para conduzir corrente elétrica às garras jacaré, ligar a placa ao computador e utilizá-la como se fosse um teclado USB. Não é necessário instalar nenhum software no computador, já que o makey makey funciona como um teclado comum, com os drivers universais presentes no Windows, Linux e Mac OS X.

Como trabalho de conclusão do curso, além da criação do teclado digital “Keynoodle” e programação, os alunos elaboraram um vídeo explicativo sobre a construção e códigos desenvolvidos para o Keynoodle; uma explicação sobre a makey makey e sobre o funcionamento do teclado digital e componentes utilizados para a sua criação.

Roteiro, captação das imagens e edição do filme são de autoria dos alunos.

Proposta da oficina

Introduzir os alunos no mundo da ciência da computação e programação de computadores, utilizando o programa Scratch, que se apresenta numa linguagem gráfica simples, intuitiva e que possibilita a criação de jogos, animações e histórias interativas.

Programação da oficina

  • Módulo 1 (Iniciante – Primeiro Semestre): Conceitos básicos de programação para iniciantes (animações e histórias interativas).
  • Módulo 2 (Intermediário – Segundo Semestre): Programação de Jogos. Dentre eles, destacam-se os clássicos desenvolvidos para os videogames:

Pong (Atari Inc. – Pong é um jogo eletrônico de esporte em duas dimensões que simula um tênis de mesa);

Pac-Man (Namco – A mecânica do jogo é simples: o jogador é uma cabeça redonda com uma boca que se abre e fecha, posicionado em um labirinto simples repleto de pastilhas, e 4 fantasmas que o perseguem. O objetivo é comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, com ritmo progressivo de dificuldade).

Confira o vídeo de apresentação do projeto, elaborado pelos alunos: