fbpx

Masterclass 2017

Alunos do Ensino Médio participam do Masterclass International em Física de Partículas.


Na sexta-feira, 10 de março, os alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio participaram do Masterclass International em Física de Partículas, no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, na Barra Funda.

Quando os alunos chegaram ao evento, tiveram uma aula sobre o conteúdo do dia com o doutorando José Cupertino, e, em seguida, foram direcionados aos laboratórios para fazerem suas pesquisas nas quais achariam as partículas no sistema.

Após as pesquisas, os alunos compararam seus resultados com os de alunos de outros países como Itália, Hungria, França, Croácia, Suíça através de uma videoconferência e responderam a um quiz.

Além disso, os alunos fizeram uma visita monitorada por meio da videoconferência para conhecer o detector Solenóide Muon Compacto (CMS) que fica 100 metros abaixo da terra, localizado na fronteira da França com a Suíça.

Para Valéria Silva Dias, professora de Física da USP e organizadora do evento, o objetivo do Masterclass é ser um evento de divulgação científica que promove a disseminação de conhecimento: “Os alunos têm a oportunidade de estudar e conhecer um pouco de física contemporânea, no caso, a física de partículas”.

O doutorando José Cupertino contou que o Masterclass é um evento para motivar, atrair, e estimular os estudantes, que já têm certa aptidão para a carreira de exatas: “Um evento como esse serve para orientar e encaminhar a área da física, além de ter contato com profissionais da área”.

O aluno Matheus Katsuno Ferreira, da 3ª série B, falou que ainda não sabe o que irá cursar na faculdade e que foi ao Masterclass justamente para isso: “Como eu não tenho ainda uma certeza sobre o que fazer, pensei que poderia me interessar sobre o assunto. Não que eu esteja pensando em fazer Física, mas achei bastante interessante analisar dados e fazer pesquisas”.

O Masterclass 2017 contou com a participação de 195 alunos de 13 escolas, dentre elas o Colégio Bandeirantes, Colégio Fecap, Colégio N. Sra. Das Graças, Escola de Aplicação USP, entre outras.

Confira as fotos do evento.