fbpx

Teatro de Sombras no Período Estendido

Em vivência da Língua Inglesa, turma do Infantil 5 apresenta a história “Princesa e o Sapo”.


Inspirados pelo artista Vincent Bal, os alunos do Infantil 5 do período estendido apresentaram um teatro de sombras (Shadow Theater) na vivência da Língua Inglesa e contaram a história da “Princesa e o Sapo”.

O projeto foi desenvolvido, às terças-feiras, com o tema “Arts and Crafts” no Período Estendido da Educação Infantil. “Uma das coisas que o estendido tem de interessante é poder usar o Inglês como ferramenta para fazer diversas coisas de muitas maneiras. Os alunos ficam muito envolvidos nas atividades, nem percebem que estão em aula – mas percebem que estão fazendo as coisas em Inglês”, explica a professora de Língua Inglesa Thays Palomares.

As atividades iniciaram-se em junho e tiveram duração de quatro terças-feiras. “Começamos estudando o artista Vincent Bal, que é cineasta, mas que, no tempo livre, desenvolveu alguns desenhos utilizando sobras. Foi a partir das observações dessas obras que o nosso projeto começou”, diz Thays.

Para aprofundar mais o assunto, estudos sobre sombras com luz solar, atividades com produção de desenhos relacionados ao tema, imagens de pessoas reproduzindo animais por meio das mãos, utilizando luz e sombra, e um trecho do filme francês “Príncipe e Princesas”, que utiliza apenas sombras, foram propostos para a turma. “Nós tivemos juntos a ideia do teatro de sombra, e, após assistirem ao trecho do filme, as crianças analisaram quais eram os personagens, quais eram bons ou maus e quais os problemas que tinham que resolver. Em outra aula, as crianças se reuniram em roda e cada uma escolheu qual o personagem que gostaria de ser. Foi dado um nome e foi decidido se iria ser bom ou mau”, explica Thays.

Decididos os personagens, começou o desenvolvimento da história: qual seria o problema, a função dos personagens, o enredo e a produção dos protagonistas.

A história desenvolvida e apresentada pelos alunos se desenrola no oceano. “Os peixes, tartarugas e tubarões são os amigos das princesas. Um dia, uma das princesas, a Sofia, toma uma poção mágica, feita por um sapo e, assim que ela termina de tomar, apaixona-se por ele. Suas irmãs, então, decidem que querem salvá-la desse destino horrível de se casar com o sapo e vão logo chamar os amigos do oceano para pedir ajuda. Porém, a tartaruga é muito mais rápida e pega a aliança para entregar ao sapo e à princesa. No momento em que eles se casam e dão um beijo, a magia acontece, e o sapo vira um príncipe. Com isso, todos ficam felizes e brincam a noite inteira, na festa”, conta a professora Thays.

Por meio do Teatro de Sombras, a professora comenta que as crianças puderam aprender novas palavras em Inglês de maneira diferente. “Não estou ensinando uma lista de animais do oceano, apenas por ensinar. Eles tiveram a ideia, escolheram os personagens. Isso traz o Inglês de uma forma mais dinâmica e apresenta uma relevância e importância muito maior para eles”, diz Thays que também destaca o desafio que foi para os alunos. “Eles se concentraram na hora da apresentação, e isso foi muito importante. Cada um estava com um personagem diferente. Então, era necessário entender o papel de cada um e aprender a escutar os outros, saber a vez de falar, respeitar o colega, o grupo e o mais desafiador: apresentar-se para um público. São muitos os desafios que um projeto como esse traz, mas achei muito interessante e adorei o resultado”, diz.

A apresentação durou por volta de quinze minutos e contou com a presença das turmas do Infantil 3 e 4 do estendido, das professoras e da coordenadora.