Plataforma de Aprendizagem: como elaborar o planejamento de estudos

Alunos participam de workshop com representante da Evolucional


Os alunos do Ensino Fundamental – anos finais e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio participaram, no dia 4 de março, de um workshop oferecido pela empresa Evolucional. A parceria entre a empresa e a Lourenço Castanho tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes ferramentas para o aperfeiçoamento de sua caminhada acadêmica.

Vinícius Freaza, diretor de inovação e consultor em gestão pedagógica da Evolucional, apresentou aos adolescentes o mecanismo de avaliação desenvolvido dentro e fora da plataforma digital da empresa. Durante o evento, Freaza comparou a metodologia utilizada a um GPS, de maneira que os gráficos obtidos a partir das provas realizadas pelos alunos, bem como as respostas e explicações fornecidas a eles, servirão como um guia rumo ao aprimoramento no processo de aprendizagem e excelência acadêmica.

O mapeamento proporcionado pela Evolucional se desdobra em algumas etapas. A primeira delas é a aplicação de uma prova no modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) adaptada às necessidades e individualidades de cada um dos anos. As questões têm pesos diferenciados, assim como no ENEM, e a cada nova avaliação o sistema se mune de mais informações sobre as aptidões individuais e coletivas dos alunos, resultando em gráficos com projeções mais exatas quanto às possibilidades de acerto e médias ponderadas entre as notas.

Após a correção, os alunos recebem um login de acesso à plataforma digital onde poderão ver cada uma das questões, as respostas corretas e incorretas, a porcentagem de acerto daquelas que obtiveram uma solução errada e a resolução comentada dos exercícios. Além disso, o sistema sugere um plano de estudos individual que parte das questões que o estudante tinha maior potencialidade de acerto, e se estende até as mais difíceis, com maior possibilidade de erro.

Fábia Antunes, diretora pedagógica educacional, explicou que um dos propósitos da prova é apontar os temas e assuntos nos quais há maiores dificuldades individuais e coletivas. Dessa forma, tanto os alunos quanto os professores poderão fazer uma avaliação do tema, e dedicar maior atenção e tempo de estudo a eles. “É importante que os alunos se auto conheçam, para que entendam qual é a sua etapa de desenvolvimento como estudante. Isso faz com que eles aprendam a planejar seus estudos visando uma melhora em sua excelência acadêmica”, completou a diretora.

A plataforma digital da Evolucional conta ainda com uma área voltada aos vestibulandos. Tal espaço dispõe de campos destinados à simulação de ingresso em instituições de ensino superior. Essa demonstração possibilita ao estudante conhecer sua hipotética colocação no ranking das universidades, uma vez que o ENEM é uma das formas de acesso a elas, sejam públicas ou particulares.

“Eu achei o workshop muito interessante porque trouxe assuntos muito relevantes, principalmente para mim, que estou prestes a prestar vestibular. A plataforma vai facilitar muito os nossos estudos e também proporcionar uma experiência com os critérios de avaliação.”, comentou Isabella Saab, aluna da 2ª série do Ensino Médio.


[WRGF id=2356]