fbpx

Alunos da Educação Infantil produzem Sala Temática

Atividade do Infantil 2 propõe confecção de peixes decorativos para receber os pais.


O estudo sobre as espécies de peixe, iniciado nesse semestre, fez parte da programação das atividades do Infantil 2. As crianças tiveram contato com vários animais marinhos, cuidando do aquário da Escola, montado quebra-cabeça e fazendo pinturas e estudo de campo no Aquário de São Paulo. No final, apresentaram todos esses momentos em uma sala temática, montada para receberem os pais.

O estudo sobre os tipos de peixe começou no aquário da Escola. “As crianças iam se revezando para alimentar e cuidar dos peixes. Estudaram algumas outras espécies, outros animais marinhos e, com isso, foram ampliando o repertório”, explica a coordenadora pedagógica, Vivian Alboz. As crianças observavam o aquário conforme iam cuidado, e, a partir disso, outras atividades começaram a ser desenvolvidas com a turma. “Nós fizemos um quebra-cabeça de peixes e, a partir de uma obra de arte, os reproduzimos através de uma pintura. Também abordamos as características das espécies: boca, cauda, nadadeira, dentes e habitat”, explica a professora titular do Infantil 2, Ana Carolina Gayotto.

Para aprofundar e ampliar o conhecimento das crianças sobre os animais marinhos, foi realizado um estudo de campo no Aquário de São Paulo, proporcionando o contato delas com outras espécies que, até então, só foram estudadas por meio de imagens na sala de aula.

Como parte final do estudo, foi proposta uma “Sala Temática”, para representar todas as experiências adquiridas no decorrer das atividades. “Cada grupo elegeu o seu animal marinho preferido para compor e construir a sala temática. Cada elemento escolhido remete a uma experiência que eles vivenciaram. Como são pequenos, ainda há muito da questão da experiência sensorial, e a exploração de materiais ajuda muito nisso”, diz Vivian.

Quanto ao processo de produção, a professora titular do Infantil 2, Bruna Tena, comenta: “Eles ajudaram a amassar o papéis, a confeccionar os animais, e os peixes que estão dentro da piscina foram eles que desenharam. Então, eles tiveram contato com tudo antes. Nós só colocamos em prática a montagem de algumas coisas. No que foi possível eles participaram”.

Dentre os animais marinhos que eles escolheram, estão: Dory (Tang Azul) e o Nemo (Peixe Palhaço) do Infantil 2A; a Tartaruga Marinha do 2B; o Tubarão do 2C e o Tambaqui do 2F.

Além disso, cada sala escolheu uma frase para representar a escolha: “O Nemo e a Dory são peixes, mas as nadadeiras são diferentes” (Inf.2A); “Tinha um monte de peixinho. Tinha um grande e tinha pequenininho!” (Inf.2B); “O Tubarão mora na água do mar, tem muitos dentes, é grande e come peixes” (Inf. 2C) e “O Tubarão tem a boca grande e muitos dentes” (Inf.2F).

O Ateliê da Educação Infantil foi transformado na Sala Temática que foi produzida com materiais que davam a sensação de estar no mar. “O gel que utilizamos remete à sensação de que o mar é frio. As bolinhas lembram as ovas que os peixes põem. Isso é uma forma de mostrar para as famílias o que eles aprenderam, já que as crianças ainda não possuem oralidade tão desenvolvida, mostrando, eles conseguem compartilhar um pouco disso tudo”, explica Vivian.

Com a presença dos pais na Escola, as crianças puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos. “Nós recebemos os pais um pouco mais cedo, e as crianças puderam mostrar e contar para eles todas as atividades realizadas, cada um do seu jeito. Assim, os pais também entenderam o que foi feito na Escola com as crianças”, complementa Bruna.