fbpx

Projeto ‘Caixas da Natureza’

Alunos do Infantil 3 prepararam caixa com elementos naturais e interagem com alunos de escola Municipal


A turma do Infantil 3C participou do projeto “Caixas da Natureza” cujo objetivo é fazer com que as crianças conheçam elementos naturais de outros lugares do Estado ou de outros Estados do Brasil. Para isso, as crianças foram até a Praça de Milão colherem elementos. Em sala, produziram uma caixa e enviaram para a escola EMEB Geraldo de Melo.
 
O projeto “Caixa da Natureza” foi desenvolvido por Ana Carol Thomé, coordenadora do “Ser Criança é Natural”, e tem como objetivo fazer com que as escolas troquem caixas com elementos da natureza, enviando para outros lugares do Brasil. “Alguns elementos que são naturais aqui, muitas vezes não existem em outros lugares. A pinha, por exemplo, é comum no Sul, já aqui, nem tanto. Então a ideia é que as crianças coletem elementos nas Unidades ou nas redondezas e mandem para outras escolas de alguma parte do país”, explica a coordenadora pedagógica, Vivian Alboz.
 
Para apresentar o projeto para a turma do Infantil 3C, a professora titular, Bruna Iza, contou que várias crianças do Brasil participavam desse projeto, e que eles também iriam fazer parte. “Expliquei como funcionava, que havia uma troca de caixas naturais entre as crianças e questionei sobre o que eles achavam que eram esses elementos da natureza. Como a turma tem bastante contato com isso no intervalo das aulas, logo eles começaram a falar  ‘são as pedrinhas, são as flores’. A partir disso, comentei que mandaríamos esses elementos para outra escola bem longe, que não ficava em São Paulo”, diz Bruna.
 
Antes de produzirem a caixa, a organização do projeto realizou um sorteio para definirem qual seria o destino da “Caixa Natural” da Lourenço e de todas as escolas participantes. “Ao receber o endereço, contei para a turma que a escola ficava em Minas Gerais e, para contextualizar, mostrei no mapa onde ficava Minas Gerais e onde ficava São Paulo”, explica a professora.
 
Com a escola já definida, a turma partiu para etapa seguinte: colher os elementos da natureza. “Pegamos alguns elementos no recreio. Algumas crianças se empolgaram tanto que trouxeram de casa pedras e sementes de urucum. Depois, fomos à Praça de Milão para pegarmos elementos de lá e, assim, mostrar a natureza da nossa região para as crianças de Minas”, destaca Bruna.
 
Para a confecção da caixa, as crianças utilizaram tinta laranja para pintá-la e, por cima, eles desenharam os elementos da natureza, como folhas e gravetos. Para organizá-la, os alunos separaram os elementos em saquinhos com etiquetas que descreviam o que estava dentro e também produziram uma carta de apresentação da turma com a assinatura de cada um e com uma foto da Praça.
 

No dia 30 de maio, a turma recebeu a caixa da escola EMEB Geraldo de Melo, de São Bernardo do Campo – São Paulo. A turma do Geraldo de Melo enviou gravetos, folhas, sementes, cartazes confeccionados com fotos, cartas, pinturas e muitas outras coisas para as crianças da Lourenço.