fbpx

Chá dos avós

Alunos do 3º ano recebem seus avós em evento preparado por eles


No dia 18 de outubro os alunos dos 3ºs anos receberam seus avós em um evento que faz parte do programa da série.

No início do ano, os estudantes fizeram uma linha do tempo de suas vidas, pesquisaram principais brincadeiras de que os avós gostavam, as características das escolas de antigamente, como eram os objetos escolares, lousa, cadeiras e mesas, entre outras curiosidades da época.

No início da conversa com os avós, a professora Carla Solano contou como aquele momento foi esperado pelos alunos e sua importância para eles. “Estudar história, começando pelas suas próprias histórias, esse é um dos objetivos deste encontro”, explicou Carla.

Na roda de conversa, o coordenador dos 2°s e 3°s anos, Paulo Chagas, iniciou contando a importância daquele encontro, comparando todos os avós com a raiz de uma grande árvore e os seus lindos frutos sendo representados pelos seus netos. Em seguida, as professoras explicaram a proposta do chá, que seria auxiliar as crianças a construir suas identidades a partir do contato com seus familiares.

Os avós fizeram uma rápida apresentação. Alguns levaram objetos de suas infâncias para contar para as crianças algumas histórias e suas brincadeiras preferidas. Outros levaram fotos para mostrar as roupas que usavam e como era uma fotografia em preto e branco.

As crianças fizeram muitas perguntas. Os netos tinham pedidos especiais sobre algumas histórias de suas famílias e os avós as contaram com grande alegria.

Os alunos ficaram impressionados quando eles disseram que se comunicavam por telefone e que não existiam aparelhos como celulares, tablets, computadores, aparelhos utilizados atualmente. Através dessa conversa, puderam traçar as principais comparações da época de seus avós com os dias atuais.

Para finalizar o encontro, as crianças abraçaram seus avós e reuniram-se para a confraternização.